CURSO INTRODUÇÃO COBIT
Control Objectives for Information and related Technology: Destinam-se a todos (Gestores, Analistas, Auditores, Diretores, Superintendente) que precisem definir o uso de verbas na área de tecnologia da Informação. Usado como meio para otimizar os investimentos de TI. Equivalente 4rs.
CURSO FRAMEWORK COBIT
Control Objectives for Information and related Technology: Destinam-se a todos (Gestores, Analistas, Auditores, Diretores, Superintendente) que precisem definir o uso de verbas na área de tecnologia da Informação. Usado como meio para otimizar os investimentos de TI. Equivalente 16hrs.
● Pré-Requisitos: Não há.
● Público Alvo:
○ Profissionais: Diretores, Gestores, Coordenadores, Analistas e Todos os colaboradores de Empresas que se relacionam com TI.
● Prazo: mínimo 6 meses.
○ EAD: tempo determinado pelo sistema.
● Conteúdo: Introdução e Framework
○ Plano de Estudo:
■ Dicas da Prova
■ Dicas do Processo de Certificação
○ Estrutura do Cobit
○ Aderência do Cobit com a Lei SOX (Sarbaney Oxley) e Lei 12.305/10
○ Visão Geral Corporativa
○ Outros Framework
○ Importância da Governança de TI
○ Domínio da Governança de TI
○ Cubo do Cobit
○ Domínio Planejar e Organizar
○ Investimento de TI
○ Serviços terceirizados
○ Continuidade do Negócio
○ Treinamento
○ Domínio Entregar e Suportar
○ Domínio Monitorar e Avaliar
● Material:
○ Conforme Metodologia: Aulas EAD, material PDF, exercícios.
● Certificado:
○ Emissão do Certificado de Participação deve ser pedido pelo e-mail abaixo.
cursos@wcisp.com.br
Aderência à Lei SOX e a Lei 12.305/10 A Lei SOX é uma lei de normatização financeira e é aplicável para empresas que desejam atuar na bolsa de valores americana, e na sessão 404 diz faz-se necessária a Governança Corporativa, ou seja, que toda a empresa tenha processos sólidos e documentados, e que para isso também envolve a Governança de TI em que o COBIT é uma das maiores certificações para se atingir tal proeza. O COBIT traz vários processos entre eles o DS8 = Gerenciar a Central de Serviços e os Incidentes, o que para isso recomenda-se a implantação da ITIL.
● A Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos classifica os equipamentos de informática como Lixo Eletrônico de alta periculosidade, o que obriga desde Fabricantes > Distribuidores > Revendedores > e Consumidores finais (pessoas físicas ou jurídicas) à fazerem destinarem os computadores velhos para empresas que possuem certificações e dão um descarte correto. Caso isso não seja feito, todos na cadeia são passíveis de multa. Entretanto para essa gestão e adequação à lei, são necessários conceitos específicos e entendimento de toda sustentabilidade de TI, que é ensinado no curso da Certificação Green IT Citizen e Foundation.
Fonte Lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
“Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: VI-produtos eletroeletrônicos e seus componentes.”